quinta-feira, 15 de novembro de 2007

TEMÁTICA 4

Cultura Visual

- Agora analise as imagens e descreva as suas observações no webfólio, utilizando os números que as acompanham como referência para os registros desse trabalho.
Quais são as relações existentes em cada imagem com as questões de etnia, gênero e classe social na representação do tema família?
Cada uma das imagens está relacionada a um tipo diferente de etnia, gênero e classe social.
A imagem 1 não sei bem a qual etnia pertence, mas são pessoas brancas, certamente de origem européia, provavelmente de uma classe social privilegiada;
A imagem 2 possui uma família de origem Africana, na qual a grande maioria são mulheres, sendo que pertencem a classe menos favorecida da sociedade.
A imagem 3 apresenta uma família, também de origem européia, pertencendo a uma classe social em melhores condições.

- Há diferenças entre as imagens?
Existem algumas diferenças entre as imagens. Cada uma delas pertence a épocas. Além disso, também pertencem a diferentes etnias.

- E quais são as semelhanças entre elas?
Todas as imagens referem-se a um tema em comum, a Família.
A imagem 1 e a imagem 3, provavelmente, pertencem a mesma classe social e também possuem o mesmo conjunto de integrantes, dois homens e duas mulheres. Além disso, as imagens 1 e 3 são de famílias da cor branca.

- Essas imagens refletem as representações de nossas famílias e das famílias dos nossos alunos? Justifique.
Em partes. A família 3 parece ser uma família feliz e tranqüila. A família 1 tem a imagem do homem como patriarca, lembrando um pouco a minha família há alguns anos atrás, quando minha mãe cuidava de mim, da minha irmã e da casa. Hoje ela trabalha e nossa família se parece mais com a imagem 3. Quanto a família dos nossos alunos, elas, na maioria das vezes, são famílias desestruturadas, onde diversas crianças dividem o mesmo contexto familiar, sendo que todas possuem a mesma mãe, mas todas são de pais diferentes. Assemelham-se mais a imagem da família 2.

- Que outras representações de famílias atuais poderiam estar representadas neste conjunto?
As famílias onde as não há a presença do pai, sendo que a mãe cria o filho sozinho, assim como há pais que criam os filhos sem a presença da mãe.

- O que aprendemos de nós mesmos e do mundo que nos cerca a partir deste exercício?
Que a Arte representa a realidade, o contexto de um povo. Seja qual for o tipo de manifestação artística, ou seja, a Arte Visual ou a Arte Musical.

- Agora, para finalizar este bloco de estudos empreendidos, pense em algumas propostas que poderiam ser realizadas com seus alunos utilizando-se, para tanto, das imagens que fazem parte do cotidiano deles. Elas podem estar contidas em jogos, ilustrações de revistas e livros, filmes, moda, quadrinhos, super-heróis, etc. Procure contemplar em sua proposição alguma atividade prática – na qual o aluno possa exercitar o fazer artístico – que tenha relação com o estudo que você está propondo.
Estou realizando uma proposta com o intuito de mudar um pouco o quadro de violência atual na sala de aula e nos recreios da escola.
- Primeiramente sugeri que eles escrevessem em um papel os gostos musicais de cada um.
- Recolhi e observei que o tipo de música que eles gostam, em geral, está associado à realidade de muitos deles.
- Sugeri que montássemos grupos de alunos que ficassem responsáveis em organizar uma lista de músicas para tocar durante os recreios, ou seja, cada dia um grupo ficará responsável pelo som do intervalo, trazendo o CD com as músicas.
- Ressaltei que as músicas não poderiam ser vulgares. Além disso, cada um tem o dever de respeitar o gosto musical dos colegas, uma vez que cada pessoa tem a sua individualidade.
- Montamos um cronograma de datas para organizar os grupos, sendo que cada lista de música passa pelas minhas mãos para que eu possa avaliar o tipo de letra musical que irá tocar a cada recreio.
- Antes de fazer a proposta eu levei uma música para a turma para que juntos avaliássemos o conteúdo musical da letra. Foi muito interessante porque a música fala do problema da violência que aflige a nós todos.
- Nas próximas semanas eu irei continuar trabalhando a letra da música através de representações visuais do conteúdo da mesma.
- Com a ajuda de revistas iremos fazer montagens de imagens sobre o que diz a letra da música que estamos trabalhando.

WEBFÓLIO - Comentários:


Postado por DAMIANA BALLERINI em 14/11/2007 20:29
Viviane! Percebi que fizeste uma nova postagem da temática juntamente com uma nova proposta de atividade. É bem interessante esta proposta que trazes de trabalhar músicas em um contexto de violência, articulando de certa forma com Arte, através de recortes de revistas sobre este tema. Seria interessante que não só um elemento de violência fosse substituído por um não violento, mas que ambos elementos fossem debatidos em grupo para o grupo chegar à suas conclusões sobre o assunto. Também é importante trabalhar com recortes de jornais e pedir que os alunos pensem e representem por meio da Arte Plástica um mundo de paz, assim poderiam ser multiplicadores dessa idéia. O tema é muito pertinente e já instiga vários artistas a problematizar a violência. Vê também obras de artistas que trabalham essa temática e pensa como os alunos poderiam fazer suas (re)leituras sobre o tema a partir de seus contextos. É um trabalho necessário nos dias atuais e pode dar frutos. Abraços, Damiana.

Nenhum comentário: