quinta-feira, 15 de novembro de 2007

TEMÁTICA 3

O Ensino da Arte numa perspectiva Multiculturalista

1. Quais os desafios do professor para trabalhar com o enfoque da arte como conhecimento (proposta triangular, multiculturalismo e cultura visual) na escola?
Primeiramente gostaria de comentar, ou até mesmo dividir uma dúvida. Porque na 5ª série do Ensino Fundamental não tem a disciplina de Artes? Estou comentando isso porque trabalho com duas turmas de 5ª série e eles sempre me perguntam o porquê de eles não poderem ter aulas de Artes. Além disso, a idéia de Arte na Escola sempre foi tratada como a hora de fazer trabalhinho, pelo menos comigo foi assim enquanto aluna no Ensino Fundamental e depois como aluna do Magistério. Lembro-me de algumas aulas que tive na 7ª série, onde a professora colocou sobre a mesa existente na frente das classes um arranjo com frutas e solicitou que reproduzíssemos a imagem tal qual estávamos visualizando. Com essa Metodologia Tradicional, não tínhamos o mínimo de liberdade para exercitarmos nossa criatividade.
Trabalho com a disciplina de Ciências nessas turmas de 5ª série, portanto não tenho muita experiência com atividades de Artes. Mesmo assim, acredito que um dos maiores desafios do professor para trabalhar com o enfoque da arte como conhecimento, trata-se da falta de atualização da grande maioria. Na escola onde trabalho, alguns professores das séries iniciais ainda trabalham com aquelas pastinhas que nós fazíamos no Magistério.
Hoje, dia 24/10/2007, ouvi um absurdo. Algumas professoras da escola elaboraram um pequeno projeto sobre a semana de Halloween, onde cada professor daria um determinado enfoque para o tema, relacionando-o com a sua própria disciplina. Ao final da semana, terminaríamos com uma festinha para os alunos, os quais irão confeccionar suas próprias fantasias. Eu propus que eles criassem suas fantasias e trouxessem material reciclável, uma vez que trabalho com Educação Ambiental, para inventarmos fantasias para a comemoração. Alguns alunos até fizeram um esboço de suas próprias roupas usando diversos materiais. Achei o máximo! No entanto, hoje fiquei sabendo que a vice-diretora da escola não havia gostado da idéia porque essa não é uma festa cristã. Então, fica difícil trabalhar em uma escola onde a própria equipe diretiva ainda vive no século passado.

2. Socialize uma experiência de ensino de arte que você tenha realizado recentemente com seus alunos, analisando-a sob o ponto de vista dos estudos realizados.
Como trabalho com a disciplina de Ciências e dou maior enfoque para a Educação Ambiental, trabalhamos na Semana do Meio Ambiente com atividades relacionadas ao tema. Sendo assim, os alunos identificaram a diferença entre lixo seco e lixo orgânico. Fizeram coleta no pátio da escola, verificando o grande descaso com a limpeza por parte dos próprios alunos que jogam papéis no chão. Fizemos pesquisa e verificamos o tempo que a natureza leva para decompor determinados tipos de materiais, enfim. Também foi feito uma Gincana do Meio Ambiente, onde uma das tarefas consistia em trazer o maior número de material reciclável. Depois disso, cada turma participou de uma oficina de Artes com material reciclável. A proposta era criarem esculturas utilizando o material que trouxeram para cumprir a tarefa anterior. Ao término da oficina, as obras foram colocadas em uma Exposição, na qual participaram os pais, professores e funcionários da escola. O material reciclável que sobrou foi levado por mim, juntamente com os alunos, até uma Usina de Reciclagem. Enfim, a Oficina foi muito rica. Eles foram muito criativos e construíram verdadeiras obras de Arte.

WEBFÓLIO - Comentários:

Postado por DAMIANA BALLERINI em 14/11/2007 19:43
Viviane! Essas eram questões que orientavam o fórum, no qual discutimos o ensino da arte na escola entre outras coisas. Mesmo assim, estão muito pertinentes tuas observações sobre o ensino de Arte. Realmente o espaço “oficial” para trabalhar Arte na escola é muito pequeno. Mas, não devemos nos limitar a um determinado espaço, pois pode-se trabalhar de forma conjunta com as diversas disciplinas. E a Arte não deve ser um mero instrumento, mas sim algo que possa despertar em cada aluno a sua forma de visualizar determinada obra de arte, trabalhando com diferentes manifestações artísticas e problematizando as mesmas em determinados contextos sócias, políticos e culturais e também religiosos. Falaste da idéia de fazer fantasias com material reciclável, isso é muito importante, pois estamos tratando de trabalhar com a Educação ambiental e a preservação do meio ambiente que é um dever de todos nós. Muito instigantes tuas reflexões neste sentido. Abraços, Damiana.

Nenhum comentário: